Uma área para imersão nas escolas e informação sobre as oportunidades de educação profissional ofertadas nas unidades operacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Esse é um dos objetivos do Espaço SENAI de Inovação, que será aberto ao público, durante a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), de 22 a 25 de maio, em Belém.
Em 71 anos de atuação no estado, o SENAI Pará já formou mais de 1 milhão de pessoas para o mercado de trabalho e tem hoje 29 unidades, fixas e móveis, em municípios paraenses, com foco em 20 grandes áreas do setor industrial.
Segundo Davis Siqueira, gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, na FIPA, haverá um balcão de atendimento, com equipe disponível diariamente para atender quem quiser mais informações sobre a educação profissional. “A pessoa que estiver interessada receberá toda a orientação necessária sobre onde procurar as oportunidades e sobre várias ferramentas disponíveis”, explica. “Temos, por exemplo, uma plataforma chamada Futuro.Digital, onde você encontra oportunidades de cursos. Em outra, chamada Contrate-me, a pessoa cadastra o currículo e a nossa ferramenta de inteligência artificial avalia e conecta o candidato com oportunidades compatíveis”, explica.
Grand Prix de Inovação – Os visitantes do Espaço SENAI de Inovação também poderão acompanhar, ao vivo, uma competição estudantil de educação profissional. “O Grand Prix (GP) é uma grande corrida da inovação. Você coloca seis escolas do SENAI para competir entre si (este ano são escolas de Marabá, Paragominas, Bragança, Parauapebas, Barcarena e Belém). Esses alunos recebem um desafio de uma empresa do setor industrial. A partir daí, nós damos a eles um conjunto de materiais e, com isso, eles têm que apresentar uma solução para esse desafio. Se a empresa acatar aquela solução, ela pode implantar o projeto criado por eles”, detalha Davis.
Os alunos têm a oportunidade de dar continuidade ao projeto desenvolvido no GP, avançando para a próxima etapa da SAGA SENAI de Inovação, o Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) e, na sequência, para o Inova SENAI, onde os estudantes desenvolvem produtos e processos inovadores, que são apresentados como uma ideia de negócio. “A nossa ideia, enquanto educação do SENAI, é fazer com que esse jovem perceba que, às vezes, ele tem tudo ali na mão dele e que ele precisa pensar nas soluções”, afirma o gerente do SENAI.
WorldSkills – Outra atividade que os visitantes poderão acompanhar no Espaço SENAI de Inovação é a seletiva estadual para a etapa nacional da WorldSkills, de onde os alunos vencedores seguem para a etapa internacional, considerada a maior competição de educação profissional do mundo. “Na seletiva estadual, você encontra alunos que já passaram pelo processo de formação escolar e agora eles vão estar ali competindo em uma planta, que é a planta da ‘Indústria 4.0’, inclusive com o braço de robótica que a gente vai colocar”, explica Davis Siqueira, ressaltando que participarão da seletiva na FIPA alunos de escolas de Paragominas, Barcarena e Belém.
Na etapa nacional de 2022 da Seletiva WorldSkills Brasil, os representantes paraenses ficaram em 3º lugar, na ocupação “Tornearia CNC”, e em 5º lugar em “Segurança Cibernética”. “Para um universo de tantos competidores foi um resultado excelente”, avalia Davis. Ele reforça que, embora o estado ainda não tenha conseguido levar representantes à etapa internacional, o vencedor internacional da categoria “Manutenção de veículos pesados”, que é de São Paulo, foi treinado pelo Senai Pará. “Ele foi o primeiro lugar mundial. Ou seja, nós, no Pará, treinamos o melhor do mundo”, ressalta.
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará.
O evento será realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na capital paraense. A programação completa pode ser acessada aqui.