Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Robô desenvolvido pelo SESI Pará é premiado em Minas Gerais

O SESI Pará foi o terceiro colocado no Prêmio de Boas Práticas em Mineração no Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (10), durante a Exposibram 2024, e destacou o robô de inspeção veicular, na categoria de Saúde Ocupacional - Operações em Máquinas e Equipamentos Móveis. O prêmio teve mais de 90 trabalhos inscritos de empresas de todo o Brasil. Participaram da premiação a gerente executiva de Segurança e Saúde na Indústria do SESI Pará, Jacilaine Souza; a gerente do SESI Parauapebas, Shyrlen Sousa; e a engenheira do Trabalho do SESI, Poliana Moreno.

Iniciativa pioneira, o robô de inspeção veicular denominado ‘Jabuti’ é uma inovação desenvolvida em um projeto de Gerenciamento de Riscos e Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) realizado em Parauapebas, região sudeste paraense. A tecnologia garante um relatório técnico mais ágil e preciso, com fácil inclusão na rotina laboral. Entre os ganhos estão a maior agilidade no processo, qualidade no atendimento e eliminação dos riscos aos quais os técnicos estariam expostos durante a atividade.

Robô Jabuti elimina os riscos nas atividades industriais.

De acordo com a gerente de Segurança e Saúde na Indústria do SESI Pará, Jacilaine Souza, o projeto em gerenciamento de riscos ocupacionais é um exemplo de como o trabalho realizado de maneira integrada, com foco na prevenção e na inteligência, tende a trazer resultados positivos para as empresas. “Hoje, o SESI possui um portfólio extenso de soluções que levam às empresas ferramentas exclusivas e metodologias inovadoras para atuar tanto no fator prevencionista quanto no cumprimento da legislação em SST. Essa experiência mostra o valor imensurável de atuar para a redução de riscos de acidentes de trabalho, para a prevenção de afastamentos e para a promoção da qualidade de vida do trabalhador”, comemora a gestora.

Sobre a Premiação - A premiação teve quatro categorias: Saúde e Segurança Ocupacional; e Segurança de Processos; e como novidade as de Eficiência Energética e de Normas Técnicas. O Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil busca promover a conscientização sobre a importância da mineração responsável ao desenvolvimento socioeconômico do país. Realizado bianualmente, desde 2012, o Prêmio reconhece e valoriza as empresas que se destacam por suas práticas sustentáveis, inovadoras, socialmente responsáveis e relacionadas à melhoria contínua dos processos industriais da mineração.