Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

República Tcheca busca parcerias com o setor industrial do Pará

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) recebeu nesta quinta-feira, 12, uma comitiva da República Tcheca representada pela embaixadora Pavla Havrlíková, acompanhada pelo cônsul Honorário Ernane Malato. O objetivo foi prospectar oportunidades de parceria para o fomento de negócios e colaborações bilaterais.

Na reunião, a embaixadora destacou o perfil econômico da República Tcheca na indústria de tecnologia agrícola, da saúde e em sistemas de defesas, e reforçou o interesse de parceria comercial com o Pará em setores como mineração e agronegócio. “Já nessa primeira reunião identificamos alguns dos setores que achamos extremamente importantes, com a mineração e o setor agrícola. O objetivo hoje, foi estabelecer esse contato entre o nosso país e o setor industrial do estado do Pará e espero que seja o início de uma colaboração comercial e econômica mais estreita entre as entidades industriais e entre as empresas dos dois lados”, afirmou Pavla Havrlíková.

Pavla Havrlíková, embaixadora da República Tcheca

Segundo dados do Centro Internacional de Negócios da FIEPA, no primeiro semestre de 2023, a República Tcheca importou do Pará um total de US$ 76.304 mil, com destaque para a madeira. O presidente da Federação, Alex Carvalho, ressalta que o Estado pode expandir suas parcerias com o país europeu, explorando outros setores industriais, além da madeira. “Atualmente, o Brasil e o Estado do Pará exportam predominantemente madeira para a República Tcheca, sendo que o nosso Estado possui um potencial imenso em áreas como mineração, agropecuária, bioeconomia e diversos segmentos industriais que representam mais de 46% da indústria da Amazônia. Então, fortalecer parcerias nessas áreas pode gerar negócios, movimentar a economia, e promover mais empregos e desenvolvimento para a região”, destacou Alex Carvalho, presidente da FIEPA.

Também participaram da reunião o vice-presidente executivo da FIEPA, Clóvis Carneiro; a coordenadora executiva do Centro Internacional de Negócios da FIEPA, Cassandra Lobato; o gerente do Observatório da Indústria do Pará, Felipe Freitas; Sérgio Torres, da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará (Aimex); e o empresário Patrick Samanda, da empresa Trasam, que exporta madeira para a República Tcheca, na ocasião representando o presidente do Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeiras de Belém, Ananindeua e Marituba (Sindimad), Leônidas Souza.