Nesta terça-feira (13), 253 alunos do SENAI Pará receberam certificados, juntamente com alunos de outras instituições, das primeiras turmas de qualificação do Capacita COP 30, promovido pelo Governo do Pará. Ao todo, o Capacita certificou, nesta primeira formatura, 1.600 alunos, de 20 entidades parceiras. O objetivo é preparar mão de obra paraense para o atendimento às demandas da Conferência Climática da ONU, que será realizada em novembro de 2025, em Belém.
Os alunos concluintes pelo SENAI Pará são dos cursos de Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Instalador Hidráulico, Pedreiro de Alvenaria, Ferramentas de Qualidade e Produtividade nos Processos Logísticos, Planejamento e Gestão da Produção, Técnicas de Pintura de Obras, Técnicas de Gestão de Resíduos Sólidos e Técnicas em Aplicação de Revestimento Cerâmico.
“É com grande satisfação que o SENAI Pará se uniu ao Governo do Estado para participar dessa ação, que aproveita as oportunidades trazidas pela confirmação de Belém como sede da COP 30 para proporcionar uma profissão aos milhares de paraenses que se inscreveram nas capacitações”, afirmou Davis Siqueira, Gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI Pará.
O programa Capacita COP 30 proporciona oportunidades de qualificação profissional e crescimento pessoal através da oferta gratuita de 67 cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho.
As aulas, nas escolas SENAI, acontecem em Belém, Barcarena, Castanhal, Bragança, Paragominas, Marabá e nos outros 138 municípios, com cursos ofertados pela Escola SENAI Digital.
De acordo com o Governo do Pará, até a COP 30 deverão ser formados 18 mil alunos, de forma gratuita, garantindo novas oportunidades de emprego e renda para a população.