A paraense Élida Fernanda Rêgo conquistou o 2º lugar na categoria "Estagiário Inovador – Empresa Grande Porte" na etapa final do Prêmio IEL de Talentos, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que incentiva a excelência nos programas de estágio e destaca projetos inovadores desenvolvidos por estudantes. Outro reconhecimento importante foi para o Grupo Ser Educacional (UNAMA), que obteve o 3º lugar na categoria "Educação Inovadora - Ensino Superior". A cerimônia foi realizada no último dia 6 de novembro, em Fortaleza (CE).
Estagiária da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Élida competiu com candidatos de outros 15 estados com seu projeto "Enfermagem 4.0: Nursing Management System (NMS)", um sistema de gestão para a Enfermagem, que valoriza as inovações tecnológicas para a automatização de processos gerenciais e organização da cadeia de valor institucional. Segundo Élida, o sistema já foi implementado em 21 setores hospitalares e tem como objetivo otimizar a tomada de decisão estratégica e o cuidado integral ao paciente.
“É imensa a alegria que sinto ao receber este prêmio, relembrando cada passo para chegar até aqui e representar a Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, o Instituto Euvaldo Lodi, a Universidade do Estado do Pará e a Enfermagem da região Norte do Brasil. É um reconhecimento valioso do trabalho desenvolvido por mim e minha equipe no Serviço de Enfermagem da Fundação, a partir de um ambiente propício à criatividade, inovação e ao trabalho conjunto, que me incentiva a investir cada vez mais em minha formação profissional. Agradeço ao IEL Pará pela oportunidade de fazer com que nós, jovens em formação, possamos ser impulsionados a gerar ideias que impactem o mercado de trabalho, com valorização das práticas de estágio”
Élida Fernanda Rêgo, estagiária premiada.
A cerimônia contou com a presença do superintendente do IEL Pará, Carlos Auad, da gerente de Polo Marcella Dias e da coordenadora de Estágio Joseli Figueiró. Para Auad, a premiação reforça o compromisso do IEL com a formação de estagiários qualificados e inovadores. “O resultado deste ano reflete a excelência dos estagiários e das empresas parceiras do IEL, que veem nos programas de estágio uma base sólida para o desenvolvimento profissional. Iniciativas como o Prêmio IEL de Talentos contribuem para a formação de jovens capacitados que, além de fortalecerem o setor, trazem novas ideias e perspectivas. Esse reconhecimento estimula a valorização do capital humano e promove uma indústria mais inovadora e competitiva no Pará” , afirmou o superintendente do IEL Pará, Carlos Auad.
Ao todo, foram premiados 44 projetos. Os estagiários e bolsistas vencedores receberam prêmios específicos de acordo com a colocação: notebook para primeiro lugar; tablet para segundo lugar; e Kindle para terceiro lugar. Além disso, todos os 88 finalistas - considerando supervisores e representantes das empresas - receberam troféus e certificados.
Sobre o prêmio
O Prêmio IEL de Talentos reconhece estagiários, bolsistas do programa Inova Talentos, empresas de diferentes portes e instituições de ensino técnico e superior. A premiação é dividida nas categorias "Estágio" e "Inova Talentos" e em cinco modalidades – Estagiário Inovador, Empresa Inovadora, Educação Inovadora, Projeto Inovador e Artigo Inovador.
Criada em 2005, a premiação era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mas passou por uma reformulação para reconhecer também bolsistas do Inova Talentos, programa que recruta pesquisadores para desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento nas empresas. Desde a criação até a edição de 2024, mais de 290 prêmios já foram entregues para estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino de todo país. Confira aqui os resultados das edições anteriores.
“Reconhecimento faz parte do processo de educação. Por meio da premiação, o IEL valoriza pessoas, empresas e instituições de ensino que aproveitam oportunidades para mudar positivamente a realidade ao seu redor. Dessa forma, o Prêmio IEL de Talentos incentiva a continuidade dessas boas práticas no universo do estágio e do Inova Talentos”, afirma Paulo Mól, superintendente do IEL Nacional.
Com informações da Agência de Notícias da Indústria