A parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) consolidou avanços para a atração de investimentos e o fortalecimento do setor industrial paraense ao longo de 2024. A colaboração promoveu ações estratégicas como a promoção da cultura exportadora, a aprovação de projetos de incentivos fiscais, e o fortalecimento de setores-chave para a economia do Estado.
Entre as iniciativas conjuntas se destacaram o lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) no Pará, que contou com o apoio do Centro Internacional de Negócios da FIEPA, e a colaboração em eventos voltados para a promoção das exportações e encontros de negócios com países estratégicos que reforçaram o posicionamento do Estado no mercado internacional. Outro marco importante foi a retomada das atividades do programa “Na Fábrica”, promovido pela FIEPA em parceria com a Sedeme. O programa realiza visitas às indústrias paraenses com o objetivo de estreitar o diálogo entre empresários, investidores, governo e demais atores da cadeia produtiva.
Mais recentemente, a Comissão de Política de Incentivos, presidida pelo titular da Sedeme, Paulo Bengtson, aprovou oito novos projetos para concessão de fomento nas modalidades de modernização, ampliação e diversificação, além de outros dois projetos nas modalidades renovação e revisão. A Comissão é composta por representantes de órgãos e secretarias de Estado, como a de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Fazenda (Sefa) e de Planejamento e Administração (Seplad), e ainda da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), do Banco do Estado do Pará (Banpará) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a parceria com o Governo do Estado tem sido essencial para o crescimento sustentável da indústria paraense. “A FIEPA, como interlocutora da indústria no Pará, busca sempre fortalecer o diálogo com todos os atores que contribuem para o desenvolvimento da nossa região. Nesse sentido, a atuação proativa do secretário Paulo Bengtson e do secretário adjunto Carlos Ledo, à frente da Sedeme, tem sido fundamental na elaboração de ações conjuntas que garantem incentivos fiscais, fomentam a instalação de novas indústrias, ampliam a base exportadora e posicionam o Pará como referência em crescimento industrial sustentável na região Norte”, afirmou Carvalho.
O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, destaca que a missão da pasta é desenvolver e implementar políticas de desenvolvimento econômico, mineração e energia no Estado do Pará de forma sustentável. “Isso envolve a definição de estratégias e a formação de parcerias com outras instituições, como a FIEPA, que ao longo de 2024 atuou em parceria com a Sedeme, implementando ações estratégicas para a atração de novos investimentos, a criação de um ambiente de negócios seguro, a instalação de novas indústrias com foco no desenvolvimento econômico sustentável e no fortalecimento do setor industrial no Estado do Pará", ressaltou Bengtson.