top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Jornada COP+ é apresentada durante evento nacional dos Observatórios da Indústria



Representantes da Rede de Observatórios do Sistema Indústria de todo o Brasil puderam conhecer o movimento pela transição justa na Amazônia brasileira liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará, a Jornada COP+. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira, 24, durante o 4º Workshop de Inteligência da Rede que, pela primeira vez, ocorre no Pará.


A gestora executiva da Jornada COP+, Elen Néris, apresentou os pilares, os programas e os objetivos aos participantes. Durante a programação, os participantes também puderam conhecer mais sobre o Programa de Sociobioeconomia da Jornada. Para a gestora, os Observatórios podem ser grandes parceiros nas ações do movimento. “Os observatórios são o grande centro de inteligência das federações das indústrias de todo o país. São eles que produzem inteligência de dados, o que pode contribuir para que os projetos da jornada sejam ainda mais assertivos”, explicou.


O workshop

Os Workshops de Inteligência da Rede de Observatórios ocorrem semestralmente, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos 26 observatórios integrantes, a partir do compartilhamento de boas práticas e soluções. Nesta edição, o evento tem como sede a FIEPA, com programação formada por palestras, rodas de conversa e imersão na cultura amazônica.


Na edição de Belém, a programação começou com visita à Ilha do Combu, na região das ilhas da capital paraense, onde os participantes puderam conhecer a fábrica de chocolate nativo da Amazônia, FIlha do Combu e o trabalho da Associação das Mulheres Extrativistas da ilha, que realiza a extração e o beneficiamento da andiroba. Para a presidente da associação, Daniele Sarmanho, o momento de troca é também uma abertura para novas oportunidades. “É gratificante pra gente, porque depois que a gente fala todo o processo da andiroba, o trabalho que dá, a gente vê que existe um reconhecimento e que eles gostam do nosso produto. Eu acredito que todo esse movimento que a COP traz vai melhorar bastante pra gente também, porque vai aumentar a procura”, destacou.


Para a coordenadora da Rede de Observatórios do Sistema Indústria, Ellen Felizari, a imersão é importante para conhecer as diversas realidades do país. “É uma maneira que nós temos também de depois encontrar soluções estratégicas para que a Rede de Observatórios desenvolva produtos que possam atender e ajudar no desenvolvimento aqui da região, em parceria com o Observatório do Pará", afirmou.


O Observatório da Indústria do Pará é um dos mais recentes do Brasil, foi criado em 2024. Por isso de acordo com Felipe Freitas, gerente do Observatório da Indústria do Pará, sediar o evento, que até então só havia sido realizado em observatórios mais antigos, é um indicativo do trabalho que a indústria do estado está realizando. “É uma confiança muito forte, a gente fica muito grato por isso. Principalmente pela confiança depositada no tema, que é a questão da bioeconomia. Discutir essa economia e discutir a comunicação interna do observatório com as demais atividades do sistema S para desenvolver projetos nessa área, também sinaliza que a bioeconomia é o futuro da indústria”, ressaltou Felipe.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page