top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Jornada COP+ é apresentada durante Encontro Internacional da Indústria da Construção



O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e da Jornada COP+, Alex Carvalho, falou sobre o movimento de convergência de esforços pela transição justa e o desenvolvimento sustentável, nesta quarta-feira, 9, durante debate sobre a COP 30 e os impactos no setor da construção. O painel fez parte da programação do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) e da 29º Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon), realizados na São Paulo Expo.


“A COP não é de Belém, da Amazônia, é nossa, é do Brasil. Nós estamos de braços abertos e mãos firmes a quem quer entender um novo modelo possível. Vamos construir pontes e fazer com que o desenvolvimento da infraestrutura, a construção, não sejam vistos como inimigos da sustentabilidade . Nosso inimigo é a miséria”, afirmou Carvalho.


O presidente explicou que o “mais” da Jornada é justamente o indicativo de que as ações implementadas antes e durante a Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, em novembro, em Belém, vão continuar. “O objetivo do trabalho liderado pela indústria, mas que envolve diversos setores da sociedade, é deixar um legado para quem vive na região, com letramento sobre a importância da COP e a construção coletiva de uma nova agenda econômica, social e ambiental”, completou Carvalho.


O presidente do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, também participou do painel e falou sobre o trabalho do instituto na conexão de projetos da Amazônia e sobre investimentos. Thomé também apresentou o “Morar Amazônico”: um projeto habitacional em parceria com a Caixa Econômica Federal que utiliza materiais produzidos na região para a construção de imóveis. ”Um projeto de acesso à habitação respeitando o modo de vida e cultura. Uma aliança entre academia e setor financeiro que produz habitações com materiais adequados à região e às mudanças climáticas”, explicou. O projeto será testado na Vila da Barca, na orla da capital paraense.

Alex Carvalho e Marcelo Thomé
Alex Carvalho e Marcelo Thomé

Papel da construção no desenvolvimento social e ambiental

Para Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), promotora do ENIC e da Feicon, o setor precisa ser visto como agente de desenvolvimento e já deixa lições de sustentabilidade importantes para o mundo. Para ele, é preciso agora alinhar ações para lidar com os desafios não só do déficit habitacional, hoje em 7 milhões de unidades no país. “Sabemos que temos 90 milhões de pessoas sem esgoto tratado no Brasil. Nós precisamos garantir esse direito a todos com a construção de habitações que também permitam dignidade”, declarou Correia.

Renato Correia, presidente da CBIC
Renato Correia, presidente da CBIC

Thelma Krug, cientista do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) falou sobre a importância de levar em conta medidas de adaptação na construção dos edifícios, desde a estrutura até o uso de energia. “A mudança do clima pode acelerar a degradação de estruturas, com corrosão do aço, por exemplo. O desafio é encontrar soluções tecnológicas de materiais multifuncionais que podem reduzir os impactos. São necessárias também políticas mais efetivas para descarbonizar o setor das construções”, explicou a pesquisadora.


Momento de assumir responsabilidades

“Um setor que é responsável por mais de 40% do total de emissões de CO2 no mundo, o da construção, tem que ficar no centro das atenções como parte essencial da solução para esse problema”, afirmou Javier Gimeno, Senior Group VP & CEO Latin America Saint-Gobain - uma empresa do ramo de construções sustentáveis. Ele defendeu a eletrificação dos processos industriais e a circularidade, com o uso de insumos recicláveis, como estratégias do setor para a descarbonização e a transição energética. “Circularidade não é apenas discurso, é uma nova lógica empresarial”, concluiu.


COP30 e o setor da construção

O painel sobre os impactos da conferência mundial sobre mudanças climáticas no setor da construção também contou com a participação de Chris Trott, sócio e chefe da área de Política em Sustentabilidade e Pesquisa na Foster + Partners e teve mediação de Nilson Sarti, Vice-Presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC.


O 100º ENIC e a 29º Feicon seguem até a próxima sexta-feira, 11, na São Paulo Expo. O Encontro reúne líderes e profissionais da construção para debater inovações, tecnologias e o futuro do setor. A Feira é considerada o maior evento da construção civil e da arquitetura da América Latina.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page