top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Jornada COP+: o papel da comunicação na COP 30 em Belém

Autor: Alex Carvalho*


Em um encontro de tantos interesses diversos, como garantir a transparência do que está sendo decidido sobre a busca de um futuro sustentável para a humanidade? Com a comunicação, que serve de prestação de contas e gera conscientização pública sobre os desafios climáticos. Por isso, todas as Conferências Mundiais sobre Mudanças Climáticas atraem a imprensa do mundo todo. Mas quando falamos de comunicação, precisamos ir além das TVs, jornais, rádios e sites.


Nós, do setor produtivo, reconhecemos a importância da comunicação como pilar estratégico dentro das organizações. No dia a dia da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) já fazemos isso. E na COP 30 na Amazônia, a primeira no Brasil, não poderia ser diferente.


Por isso nasceu a Jornada COP+. Um movimento de diálogo entre empresas líderes em seus segmentos, universidades, especialistas, associações empresariais, terceiro setor e representantes dos governos estadual e federal, idealizado e organizado pelo nosso time de Comunicação.


A Jornada tem uma programação de reuniões de grupos de trabalho, workshops, webnars, videocasts e fóruns realizados antes, durante e após a COP 30. Tudo para a construção coletiva de uma nova agenda econômica, social e ambiental da Amazônia brasileira.


Mas vamos além de definir ações prioritárias que acabam ficando no papel. Junto com nossos comunicadores, desenhamos programas com entregas viáveis previstas para os próximos cinco anos. Ferramentas construídas com base em informação qualificada. Do letramento sobre o que é assunto na COP à criação de programas que forneçam ao setor produtivo técnicas e informações necessárias para posturas cada vez mais comprometidas com a transição justa e o desenvolvimento sustentável.


Unimos forças para não perder a chance histórica de termos nossas demandas ouvidas e contribuições reconhecidas mundialmente. Sim, temos bons exemplos a serem seguidos e, pra isso, nos posicionamos como fonte de informação através de um jornalismo de soluções. E não somente de problemas.


Nossa missão é amplificar o discurso de que precisamos buscar equilíbrio. Nossa comunicação tem o desafio de mostrar à opinião pública que não devemos transformar a Amazônia em um santuário e, muito menos, devastá-la. Esses dois extremos são de uma crueldade muito grande com o futuro da nossa região.


Por isso propomos um pacto de não propagar notícias sensacionalistas que trazem mais temor à atração de investimentos por parte de empresas. Precisamos mostrar que, muitas delas têm alto rigor na implementação de práticas de sustentabilidade, inclusão social. Fomentar uma narrativa especificamente negativa afugenta bons investimentos, o que contribui com a degradação da nossa região, com a proliferação das atividades ilegais, informais e, lamentavelmente, criminosas, como tráfico de drogas.


A comunicação da Jornada COP+ também tem um papel fundamental de trazer, para o centro dos nossos debates, o interesse público, o interesse do povo da Amazônia. E disseminar tudo que for definido adiante. Precisamos unir forças. Aproveitar a oportunidade de alinhar interesses e discursos para conseguir um retorno prático da realização da COP em Belém. Um compromisso que deve ser de todos.


*Alex Carvalho é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e da Jornada COP+

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page