Indústria foca em campanhas e ferramentas de prevenção de acidentes
- fernandogomes207
- há 10 horas
- 3 min de leitura

A data 28 de abril marca o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, em memória das vítimas de acidentes laborais em todo o planeta. Ao longo do mês, organizações de diversos tipos intensificam ações de conscientização, proteção e prevenção em segurança do trabalho - é o chamado Abril Verde.
Na Alubar, empresa líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio para linhas de transmissão de energia na América Latina, as ações de prevenção focam em reduzir as condições de risco e desvios comportamentais que possam levar a acidentes de trabalho. Como resultado de um trabalho constante, a empresa registrou evolução nos indicadores de segurança. De 2022 a 2024, houve redução de 65% na taxa de frequência de acidentes com afastamento, e de 92% na taxa de gravidade dos acidentes.
Entre as ferramentas utilizadas para fortalecer a cultura de segurança na empresa, estão o “Aponte o Risco”, que permite comunicar possíveis falhas de segurança para que a empresa as corrija; a Análise Pré-Tarefa, que é um checklist de condições prévias para que o trabalho seja executado com segurança e o Take 5, uma caderneta individual com cinco passos para analisar se o risco de uma tarefa é seguro. “Também temos as 10 Regras de Ouro da Segurança divulgadas por toda a fábrica com as normas mais importantes para evitar acidentes, além da Inspeção de Segurança, entre outras rotinas de prevenção, diálogos de segurança e campanhas”, explica o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Alubar no Brasil, Augusto Gonçalves Filho.
Abril Verde
Ao longo do mês, o Grupo Alubar realiza uma programação especial que inclui diálogos diários de segurança sobre ferramentas de prevenção a acidentes, workshops, premiações para as empresas contratadas que se destacam em segurança do trabalho, palestras on-line sobre saúde mental, ginástica laboral e atividades especiais nas áreas de descanso das fábricas. Essa programação é conduzida por colaboradores e por parceiros convidados e ocorre em todas as unidades do grupo no Brasil.
“Lembramos que essa não é uma data de celebração, e sim de conscientização e memória daqueles que foram vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Todo dia é dia da segurança e nós trabalhamos essa data para fazer um alerta, para reforçar boas práticas e trabalhar a prevenção”, afirma o coordenador do SESMT.
Novos treinamentos em segurança
Os treinamentos são parte importante para os resultados positivos na prevenção de acidentes. Entre 2023 e 2024, a Alubar promoveu 4660 treinamentos voltados à saúde e segurança do trabalho, que juntos somaram 2.824 horas.
Para este ano, uma das novidades anunciadas durante o Abril Verde foi o lançamento do projeto “Academia da Segurança”, que consiste em uma série de capacitações presenciais para nivelar gestores e líderes em um conceito único de saúde e segurança em toda a empresa. “Começamos em abril com o treinamento básico e, a cada mês, vamos ter novos treinamentos sobre as nossas normas de segurança, legislação e boas práticas aplicadas ao nosso tipo de indústria, com exemplos da nossa própria rotina”, acrescenta Augusto Filho.
Sobre a Alubar
O Grupo Alubar é uma indústria de transformação com natureza visionária que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. Há 27 anos no mercado, a empresa é líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio na América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. Nascida na Amazônia, mais especificamente em Barcarena, no Pará, a Alubar é hoje uma multinacional, com unidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Estados Unidos e Canadá. Exportamos nossos processos, tecnologia e valores, sendo um estímulo ao desenvolvimento das comunidades e suas economias em todos os locais onde atuamos. Para onde formos, levaremos transformação, pois nossa natureza é transformar.