No dia 07 de novembro, como parte da programação da Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (FENECAN), foi realizado o “Fórum da Mineração - Desenvolvimento e Sustentabilidade", promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará, por meio da Redes. O evento gratuito reuniu mais de 400 pessoas, entre as quais lideranças da mineração, autoridades, empresários locais e comunidade para discutir estratégias de desenvolvimento econômico sustentável no município, a partir das oportunidades geradas pelo setor mineral.
Para Bianca Cabral, coordenadora de Licenciamento Ambiental de Projetos da Oz Minerals, a Fenecan e o Fórum representam um marco para o setor mineral e para o desenvolvimento de Canaã dos Carajás, servindo para promover negócios, troca de conhecimentos e novas propostas focadas no fortalecimento das empresas e dos profissionais da região. “Para nós, da Oz Minerals, é essencial participar destes eventos, pois são uma oportunidade de compartilhar experiências e apresentar as oportunidades que nossos projetos de mineração trazem para a região. Estamos comprometidos com o desenvolvimento local e buscamos gerar impactos positivos para a comunidade em que atuamos. Vemos o evento como uma chance de fortalecer parcerias, identificar novos talentos e consolidar fornecedores locais, colaborando para o sucesso sustentável das nossas operações”, afirmou a coordenadora.
Programação
A programação contou com três painéis temáticos mediados por representantes da FIEPA Redes, que discutiram aspectos importantes para o avanço da mineração na região, com apresentação de cases de sucesso de empresas locais. “O objetivo do encontro foi estabelecer um espaço de diálogo colaborativo e transparente para tratar os desafios do setor mineral na região. Uma oportunidade para estreitar o relacionamento entre a indústria mineral e a comunidade de Canaã dos Carajás, um dos principais polos mineradores do país. Buscamos alinhar ações de desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo as compras locais, aprimorando as indústrias do município e dinamizando o mercado de trabalho, rumo a um futuro sustentável”, explicou Marcel Souza, gestor da FIEPA Redes.
O primeiro painel, “Oportunidades e Desafios para a Mineração em Canaã dos Carajás”, destacou os impactos positivos das compras locais para a economia do município, assim como as perspectivas com relação aos projetos industriais em fase de implantação na região, além das ações que a prefeitura tem desenvolvido para o fortalecimento da economia no município. Participaram do debate a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico do município, Fernanda Ferreira; e representantes de indústrias como Albert Souza (Oz Minerals); Vinícius Assis (Vale Metais Básicos); Thiago Monteiro (ERO Brasil Tucumã); e Rhaymá do Carmo (Vale).
O segundo painel abordou os “Fatores de Empregabilidade no Ambiente Minerador do Pará” reforçando a importância da capacitação profissional para o aperfeiçoamento do setor e a necessidade de estratégias conjuntas para ampliar as oportunidades na região, a partir de políticas públicas direcionadas às mulheres, para a formação de lideranças femininas, e aos jovens, por meio do estágio. O painel contou com a participação de Jonathan Costa (ERO Brasil Tucumã); Carlos Tessarolo (Vale); e Ellen Coelho (Oz Minerals).
Fechando a programação, o terceiro painel “Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Mineração” focou nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade que vêm sendo implementadas pelo setor mineral para a construção de um relacionamento sólido com a comunidade que vive no entorno dos projetos industriais. Silvia Cunha (Vale Metais Básicos); Bianca Cabral (Oz Minerals); e Saulo Ferreira (ERO Brasil Tucumã), foram os painelistas convidados a falar sobre o tema.