top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Fórum reuniu mais de 400 pessoas em Canaã dos Carajás para discutir desafios e oportunidades do setor mineral

Atualizado: 12 de nov.


Crédito Foto: Ascom Prefeitura de Canaã dos Carajás

No dia 07 de novembro, como parte da programação da Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (FENECAN), foi realizado o “Fórum da Mineração - Desenvolvimento e Sustentabilidade", promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará, por meio da Redes. O evento gratuito reuniu mais de 400 pessoas, entre as quais lideranças da mineração, autoridades, empresários locais e comunidade para discutir estratégias de desenvolvimento econômico sustentável no município, a partir das oportunidades geradas pelo setor mineral.


Para Bianca Cabral, coordenadora de Licenciamento Ambiental de Projetos da Oz Minerals, a Fenecan e o Fórum representam um marco para o setor mineral e para o desenvolvimento de Canaã dos Carajás, servindo para promover negócios, troca de conhecimentos e novas propostas focadas no fortalecimento das empresas e dos profissionais da região. “Para nós, da Oz Minerals, é essencial participar destes eventos, pois são uma oportunidade de compartilhar experiências e apresentar as oportunidades que nossos projetos de mineração trazem para a região. Estamos comprometidos com o desenvolvimento local e buscamos gerar impactos positivos para a comunidade em que atuamos. Vemos o evento como uma chance de fortalecer parcerias, identificar novos talentos e consolidar fornecedores locais, colaborando para o sucesso sustentável das nossas operações”, afirmou a coordenadora.


Programação


A programação contou com três painéis temáticos mediados por representantes da FIEPA Redes, que discutiram aspectos importantes para o avanço da mineração na região, com apresentação de cases de sucesso de empresas locais. “O objetivo do encontro foi estabelecer um espaço de diálogo colaborativo e transparente para tratar os desafios do setor mineral na região. Uma oportunidade para estreitar o relacionamento entre a indústria mineral e a comunidade de Canaã dos Carajás, um dos principais polos mineradores do país. Buscamos alinhar ações de desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo as compras locais, aprimorando as indústrias do município e dinamizando o mercado de trabalho, rumo a um futuro sustentável”, explicou Marcel Souza, gestor da FIEPA Redes.






















O primeiro painel, “Oportunidades e Desafios para a Mineração em Canaã dos Carajás”, destacou os impactos positivos das compras locais para a economia do município, assim como as perspectivas com relação aos projetos industriais em fase de implantação na região, além das ações que a prefeitura tem desenvolvido para o fortalecimento da economia no município. Participaram do debate a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico do município, Fernanda Ferreira; e representantes de indústrias como Albert Souza (Oz Minerals); Vinícius Assis (Vale Metais Básicos); Thiago Monteiro (ERO Brasil Tucumã); e Rhaymá do Carmo (Vale).


O segundo painel abordou os “Fatores de Empregabilidade no Ambiente Minerador do Pará” reforçando a importância da capacitação profissional para o aperfeiçoamento do setor e a necessidade de estratégias conjuntas para ampliar as oportunidades na região, a partir de políticas públicas direcionadas às mulheres, para a formação de lideranças femininas, e aos jovens, por meio do estágio. O painel contou com a participação de Jonathan Costa (ERO Brasil Tucumã); Carlos Tessarolo (Vale); e Ellen Coelho (Oz Minerals).


Fechando a programação, o terceiro painel “Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Mineração” focou nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade que vêm sendo implementadas pelo setor mineral para a construção de um relacionamento sólido com a comunidade que vive no entorno dos projetos industriais. Silvia Cunha (Vale Metais Básicos); Bianca Cabral (Oz Minerals); e Saulo Ferreira (ERO Brasil Tucumã), foram os painelistas convidados a falar sobre o tema.




Notícias Relacionadas

Pará precisa qualificar 286 mil profissionais até 2027

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page