top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FINLÂNDIA APRESENTA SOLUÇÕES PARA FORTALECER PARCERIA COM A INDÚSTRIA DA AMAZÔNIA

Uma comitiva da embaixada da Finlândia, liderada pela embaixadora Johanna Karanko, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), nesta quarta-feira 31/01, para discutir parceiras e oportunidades comerciais entre o estado do Pará e o país europeu. A reunião, conduzida pelo presidente da Federação, Alex Carvalho, contou com a presença de gestores do Sistema FIEPA, além de representantes do governo do Estado e de empresas nacionais e internacionais com atuação no Brasil.


Segundo Karanko, o objetivo é fortalecer a colaboração entre a Finlândia e o Pará, com vistas à realização da COP30, em 2025. Durante o encontro, a embaixadora apresentou os principais destaques da economia finlandesa e explicou os setores que podem ser explorados a partir de uma parceria com o setor produtivo paraense. “Nós temos 75% do nosso país coberto por floresta, que é a maior do mundo, então temos muito a oferecer na área de bioeconomia, certamente, além de outras áreas como mineração sustentável, educação, altas tecnologias de digitalização, telecomunicações, segurança pública, energia, construções para portos e saúde”, afirmou a embaixadora.


Segundo o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a entidade tem buscado parcerias e soluções que viabilizem o aperfeiçoamento do setor, em sintonia com os padrões globais de desenvolvimento sustentável, de forma a garantir os avanços necessários para a região amazônica. “Promover a bilateralidade de interesses é fundamental para que nós possamos aprender a partir de outras experiências bem-sucedidas, com é o caso da Finlândia, por meio de ideias e ações pragmáticas, além do compromisso coletivo pela transformação, que realmente tragam resultados positivos para as 29 milhões de pessoas que vivem na Amazônia.”, afirmou o presidente da FIEPA, Alex Carvalho.


Para a gerente de Relações Governamentais do Corredor Norte da Vale, Ana Carolina Alves, a reunião contribuiu para conhecer as soluções empresariais disponíveis na Finlândia. “Foi um momento muito importante não só para conhecer um pouco da Finlândia, mas também entender o que as empresas finlandesas têm de soluções para problemas comuns que nós enfrentamos. Isso abre um leque de oportunidades, possibilidades, contatos e trocas de conhecimento, fundamentais para a gente continuar nessa jornada de desenvolvimento econômico, especialmente nessa agenda ambiental das mudanças climáticas e redução da pegada de carbono. Então, acho que qualquer parceria nesse sentido é sempre muito enriquecedora”, afirmou a gestora da Vale.


Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), em 2023 o Pará exportou US$ 1.739.493 milhão para a Finlândia. No ranking nacional, é o 12º estado que mais exportou e o 13º que mais importou produtos do país europeu. Hoje, os principais produtos comercializados pelo Estado para a Finlândia são caulim, madeira e outros minérios de cobre. Entre os principais produtos comprados pelo Pará estão máquinas de sondagem, máquinas e aparelhos mecânicos e válvulas tipo esfera.


A reunião contou também com as presenças de gestores do Sistema FIEPA; da vice-presidente da ICEYE para a América Latina, Ana Paula Cordeiro; do embaixador Unaldo Eugênio Vieira de Sousa; Marcelo Guimarães, senior advisor da Business Finland; João Augusto Rodrigues, diretor Norte da FinnCham Brasil; e Albino Lopes Neto, diretor sênior de Marketing, Produto e Pré-vendas IP & Óptica para América Latina na Nokia.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page