Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FINLÂNDIA APRESENTA SOLUÇÕES PARA FORTALECER PARCERIA COM A INDÚSTRIA DA AMAZÔNIA

Uma comitiva da embaixada da Finlândia, liderada pela embaixadora Johanna Karanko, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), nesta quarta-feira 31/01, para discutir parceiras e oportunidades comerciais entre o estado do Pará e o país europeu. A reunião, conduzida pelo presidente da Federação, Alex Carvalho, contou com a presença de gestores do Sistema FIEPA, além de representantes do governo do Estado e de empresas nacionais e internacionais com atuação no Brasil.

Segundo Karanko, o objetivo é fortalecer a colaboração entre a Finlândia e o Pará, com vistas à realização da COP30, em 2025. Durante o encontro, a embaixadora apresentou os principais destaques da economia finlandesa e explicou os setores que podem ser explorados a partir de uma parceria com o setor produtivo paraense. “Nós temos 75% do nosso país coberto por floresta, que é a maior do mundo, então temos muito a oferecer na área de bioeconomia, certamente, além de outras áreas como mineração sustentável, educação, altas tecnologias de digitalização, telecomunicações, segurança pública, energia, construções para portos e saúde”, afirmou a embaixadora.

Segundo o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a entidade tem buscado parcerias e soluções que viabilizem o aperfeiçoamento do setor, em sintonia com os padrões globais de desenvolvimento sustentável, de forma a garantir os avanços necessários para a região amazônica. “Promover a bilateralidade de interesses é fundamental para que nós possamos aprender a partir de outras experiências bem-sucedidas, com é o caso da Finlândia, por meio de ideias e ações pragmáticas, além do compromisso coletivo pela transformação, que realmente tragam resultados positivos para as 29 milhões de pessoas que vivem na Amazônia.”, afirmou o presidente da FIEPA, Alex Carvalho.

Para a gerente de Relações Governamentais do Corredor Norte da Vale, Ana Carolina Alves, a reunião contribuiu para conhecer as soluções empresariais disponíveis na Finlândia. “Foi um momento muito importante não só para conhecer um pouco da Finlândia, mas também entender o que as empresas finlandesas têm de soluções para problemas comuns que nós enfrentamos. Isso abre um leque de oportunidades, possibilidades, contatos e trocas de conhecimento, fundamentais para a gente continuar nessa jornada de desenvolvimento econômico, especialmente nessa agenda ambiental das mudanças climáticas e redução da pegada de carbono. Então, acho que qualquer parceria nesse sentido é sempre muito enriquecedora”, afirmou a gestora da Vale.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), em 2023 o Pará exportou US$ 1.739.493 milhão para a Finlândia. No ranking nacional, é o 12º estado que mais exportou e o 13º que mais importou produtos do país europeu. Hoje, os principais produtos comercializados pelo Estado para a Finlândia são caulim, madeira e outros minérios de cobre. Entre os principais produtos comprados pelo Pará estão máquinas de sondagem, máquinas e aparelhos mecânicos e válvulas tipo esfera.

A reunião contou também com as presenças de gestores do Sistema FIEPA; da vice-presidente da ICEYE para a América Latina, Ana Paula Cordeiro; do embaixador Unaldo Eugênio Vieira de Sousa; Marcelo Guimarães, senior advisor da Business Finland; João Augusto Rodrigues, diretor Norte da FinnCham Brasil; e Albino Lopes Neto, diretor sênior de Marketing, Produto e Pré-vendas IP & Óptica para América Latina na Nokia.

Commenting has been turned off.