top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FIEPA recebe 4º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios do Sistema Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) sediou, nos dias 24 e 25 de abril, a quarta edição do Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios do Sistema Indústria (ROSI). O encontro reuniu representantes de observatórios da indústria de todo o país para discutir práticas de inteligência estratégica, com foco em temas como comunicação interna, sustentabilidade e integração das ações no âmbito do Sistema Indústria.


O evento teve início com uma visita técnica à Ilha do Combú, na região das ilhas da capital paraense, onde os participantes conheceram experiências ligadas à sociobiodiversidade local. Entre elas, a produção de chocolate com cacau nativo da Amazônia pela fábrica Filha do Combu e a atuação da Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha, que realiza atividades de extração e beneficiamento da andiroba.



 Visita técnica à ilha do Combú


A programação técnica começou na sede da FIEPA com apresentações institucionais e mesas temáticas. Um dos temas abordados foi a Jornada COP+, iniciativa da FIEPA voltada à divulgação de práticas empresariais sustentáveis em preparação à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025, em Belém. Também foi apresentado o projeto Territórios da Sociobioeconomia, que busca integrar dados, comunidades locais e setores produtivos para promover modelos econômicos baseados na sociobiodiversidade amazônica.


"A realização deste evento no Pará é simbólica, especialmente em um ano em que o estado ganha projeção nacional e internacional por conta da COP30. Ter os observatórios do país aqui reunidos para discutir comunicação e sustentabilidade é uma grande satisfação", avaliou Felipe Freitas, gerente do Observatório da Indústria do Pará. "Temos apenas um ano de existência e temas como comunicação interna são essenciais para fortalecer a nossa atuação dentro do Sistema Indústria e ampliar nosso serviço à indústria local", completou.


O segundo dia do workshop foi dedicado à comunicação estratégica. As apresentações conduzidas pela Agência Temple e pela Diretoria de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) tratou de práticas de entrega de valor no atendimento institucional. Em seguida, observatórios dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Mato Grosso e Pará compartilharam experiências sobre desafios e soluções no atendimento interno aos departamentos do Sistema Indústria.



“Esse quarto encontro consolida a trajetória da rede, que começou com três observatórios e hoje já conta com praticamente todas as unidades da federação. A comunicação interna foi um dos principais temas abordados, pois é por meio dela que garantimos a coesão entre o que é produzido e o que é entregue aos públicos do SESI, SENAI, IEL e federações”, explicou Marcelo Bispo, gerente da Rede do Observatório Nacional da Indústria. “Discutimos também como essa comunicação pode preparar o setor para eventos relevantes, como a própria COP30, conectando dados, estratégia e posicionamento”, acrescentou.


A tarde foi marcada por uma dinâmica prática, na qual os participantes aplicaram conceitos de comunicação e entrega de valor em atividades colaborativas. Os resultados foram apresentados ao final do encontro, como forma de compartilhar estratégias e estimular a aplicação das ideias nos estados.

Coordenadora da Rede de Observatórios do Sistema Indústria, Ellen Felizari destacou a evolução da iniciativa ao longo das edições do workshop. “A Rede de Observatórios é jovem e está em processo constante de amadurecimento. Do primeiro workshop para cá, tivemos um salto importante em troca de experiências e colaboração. É uma construção coletiva, e o Observatório do Pará, que começou com a gente, já apresenta novos insights e se destaca como um dos polos em crescimento na rede”, afirmou.




A coordenadora de PDI do Observatório Sistema FIEP, Laila Wildauer, que atua como mentora técnica do Observatório do Pará, ressaltou a importância da iniciativa. “É gratificante acompanhar a evolução do observatório paraense, que tem demonstrado consistência e comprometimento em suas propostas. Com o contexto da COP30 e a visibilidade crescente da região, há uma grande oportunidade para que o Pará se consolide como referência em inteligência industrial na Amazônia”, avaliou.


Sobre a ROSI

A Rede de Observatórios do Sistema Indústria é formada por 23 observatórios em diferentes estágios de estruturação e tem como missão fortalecer a atuação dos departamentos regionais do Sistema por meio da análise de dados estratégicos, inteligência coletiva e ações colaborativas. A próxima edição do workshop já está sendo planejada, com o objetivo de dar continuidade ao processo de integração e qualificação técnica da rede.

 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page