Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FIEPA Promove Encontro Sobre Crédito para Pequenas e Médias Indústrias

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do seu Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), e em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu, nesta segunda-feira (19/08) o encontro Linhas de Financiamento à Nova Indústria Brasil (NIB), com apresentação das linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento industrial do país.

Durante o encontro, foram apresentadas as oportunidades do Nova Indústria Brasil (NIB), programa do Governo Federal lançado em janeiro de 2024 com o objetivo de estimular o setor industrial com foco no desenvolvimento produtivo e tecnológico, ampliar a competitividade da indústria brasileira, nortear o investimento, promover melhores empregos e impulsionar a presença qualificada do país no mercado internacional. O programa prevê investimentos de R$ 300 bilhões até 2026. Conforme dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), já foram liberados R$ 70 bilhões até o final de maio.

Valentine Braga, coordenadora geral do NAC, da CNI, enfatizou a necessidade de os empresários paraenses buscarem assessoria para encontrar a linha de crédito mais adequada. "O Nova Indústria Brasil é uma grande oportunidade para impulsionar a inovação e a produtividade das indústrias brasileiras e paraenses, criando um ambiente favorável ao crescimento. Para isso, é importante estar bem-informado e com a documentação em dia para apresentem projetos bem estruturados para pleitear o financiamento", alertou.

O encontro buscou esclarecer dúvidas sobre as linhas de financiamento disponíveis no contexto do NIB, com orientações sobre as formas de obtenção de crédito, as exigências de garantias, prazos de pagamento e carência, taxa de juros, itens e limites financiáveis, entre outros temas. “Esse tipo de encontro é muito importante para que todos percebam que estamos, de fato, em uma nova era. Uma nova da indústria do Brasil e uma nova era do olhar financeiro”, destaca Fernanda Stefani, CEO da 100% Amazônia.

Alex Carvalho, presidente do Sistema FIEPA, destaca a importância da aproximação entre os empresários e os agentes financeiros para o desenvolvimento do setor produtivo. “Este é um processo de entendimento, um processo que nos leva a amplificar a interação com os agentes financeiros, a interação principalmente com as indústrias. Com a somatória de forças, os agentes financeiros, as instituições e, fundamentalmente, a indústria paraense, certamente nós vamos conseguir ter êxito nessa missão de fazer o crédito chegar a quem realmente precisa para produzir e gerar emprego”, diz.

“As pequenas e médias empresas vivenciam diversos desafios no seu dia a dia e o que queremos ao realizar esse tipo de evento é criar pontes entre essas empresas e as instituições de fomento e crédito para que elas consigam acessar linhas de financiamento adequadas ao seu negócio e, dessa forma, possam investir em estrutura, tenham capital de giro, consigam inovar e produzir mais, ampliando seus negócios e contribuindo ainda mais para o crescimento socioeconômico do nosso Estado e do nosso país”, conclui a gestora do FIEPA/NAC, Cassandra Lobato.