Nesta sexta-feira (25), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) sediou o Congresso de RPA e Inteligência Artificial, realizado pelo Instituto Information Management no Auditório Albano Franco, em Belém. O evento contou com a participação de especialistas do Sistema FIEPA no assunto, que abordaram sobre as soluções tecnológicas que a Federação vem desenvolvendo junto às indústrias paraenses.
Leo Daiki Shinomiya, Gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI-PA, e Ana Claudia da Silva Gomes, Pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), apresentaram a palestra “Automação e Inteligência Artificial aplicadas à mineração: cases de sucesso do ISI em Tecnologias Minerais e SENAI-Pará”. O estudo destacou os avanços proporcionados pela automação na mineração, incluindo o aumento da segurança dos trabalhadores, melhorias na logística de manutenção dos vagões, maior confiabilidade no transporte de minérios e redução das paradas operacionais, garantindo um fluxo mais eficiente.
Segundo Léo Daiki Shinomiya, a realização de um evento desse porte é fundamental para promover maior debate e gerar novos insights sobre automação e inteligência artificial no setor industrial. "Receber um evento como este amplia as oportunidades de networking voltadas para o mercado global, abrangendo diversas áreas, como engenharia, cosméticos, biotecnologia, biossintéticos e automação. Isso demonstra o papel do SENAI-PA no fortalecimento da indústria. Apresentar nossos cases reforça como os processos tecnológicos impulsionam o avanço industrial. No projeto destacado, conseguimos automatizar 90% das atividades dos colaboradores, resultando em maior economia, segurança e confiabilidade” disse Shinomiya. Ana Claudia Gomes, pesquisadora do ISI-TM, reforçou a importância do evento e comentou os avanços já alcançados no campo da automação e inteligência artificial. “É muito valioso quando conseguimos reunir diversas empresas, compreender suas dificuldades e propor novas soluções. O SENAI atua na vanguarda do conhecimento, sendo como uma ponte entre a academia e a indústria”, afirmou a pesquisadora.
Outro destaque foi o painel “Como viabilizar projetos de tecnologia com o C-Level”, conduzido por Dilma Viana, Gerente Executiva de TI da FIEPA, que abordou estratégias para a implementação de soluções tecnológicas no nível executivo das empresas. “Estar à frente do mercado de tecnologia é fundamental para se destacar como profissional. Por meio do congresso e de outros eventos semelhantes, conseguimos ampliar ideias e explorar novas soluções para os desafios do dia a dia. Esses encontros também facilitam o acesso à informação de diversos nichos de atuação, aproximando as pessoas das tecnologias de cada setor”, comentou a gerente.
Sobre o evento
O Congresso de RPA e Inteligência Artificial reuniu cerca de 200 participantes de diversas áreas, com mais de 10 palestrantes de todo o país, trazendo conhecimentos e experiências de diferentes setores.