FIEPA lança edital de apoio a sindicatos filiados
- fernandogomes207
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 12 horas

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do seu Núcleo de Desenvolvimento Sindical, lançou o edital da 1ª edição do Projeto Vitrine da Indústria na Amazônia, iniciativa inédita que visa dar visibilidade e impulsionar, por meio de exposição física, as boas práticas, os produtos e os serviços dos sindicatos das indústrias paraenses com foco em sustentabilidade, inovação e valorização do mercado local. As inscrições para os sindicatos e indústrias interessados vão até o dia 30 de abril de 2025.
A proposta do projeto é criar um ambiente de visibilidade e reconhecimento para os setores industriais representados pela FIEPA, a partir de vitrines físicas instaladas no hall da Federação. Os espaços serão ocupados por expositores selecionados, com foco na promoção de práticas alinhadas aos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos princípios da economia verde.
Além de reconhecer iniciativas sustentáveis, o projeto também tem como objetivos estimular o comércio local, fortalecer a identidade das indústrias paraenses, gerar oportunidades de negócios intersindicais e incentivar o consumo consciente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, o lançamento deste edital é um passo importante para fortalecer a indústria na Amazônia. “Com essa iniciativa, buscamos ampliar as oportunidades de negócios, conectar essas empresas a novos mercados e reafirmar o compromisso da FIEPA com o desenvolvimento industrial”, comentou o presidente.
“A proposta é dar protagonismo à indústria paraense que trabalha de forma sustentável e inovadora. O Vitrine da Indústria na Amazônia é um espaço dedicado à valorização da produção local e ao fortalecimento do intercâmbio entre empresas, instituições e a sociedade, promovendo conexões estratégicas e visibilidade para os produtos da região”, afirma Eduarda Norat, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Sindical da FIEPA.
Como funciona
As vitrines serão compostas por três espaços de exposição: uma Vitrine Tipo A, com área de 31,75m², e duas Vitrines Tipo B, com 18,88m² cada. Cada vitrine terá infraestrutura padrão, com estantes, balcão de atendimento e ambientação visual, podendo ser personalizada de acordo com os produtos a serem exibidos. O investimento de até R$ 60 mil por vitrine será custeado pela FIEPA.
O período de exposição será de 90 dias, com início previsto para 16 de junho de 2025. A permanência poderá ser prorrogada por mais 90 dias mediante solicitação formal. Ao final da mostra, o projeto com melhor desempenho será premiado com R$ 10 mil, em cerimônia a ser realizada em maio de 2026.
Inscrições
O projeto é voltado aos sindicatos filiados à FIEPA e suas respectivas indústrias. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail (sindical@fiepa.org.br), conforme orientações do edital, disponível AQUI. Os projetos inscritos serão avaliados por uma banca técnica que irá considerar critérios como inovação, impacto para o setor, resultados alcançados e volume de vendas durante a exposição.
Indústrias autorizadas por seus sindicatos filiados à FIEPA também podem participar. A escolha dos expositores seguirá a ordem de envio das propostas e os critérios técnicos estabelecidos pela comissão organizadora.