O Centro Internacional de Negócios da FIEPA (FIEPA CIN) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizaram nesta terça-feira (10/12) o encontro “Conexão Internacional” com o objetivo de apresentar aos empresários paraenses as oportunidades de negócios e expansão no mercado internacional em 2025. O evento foi realizado na sede da FIEPA, em Belém, e contou com a participação das empresas locais Horta da Terra, Cachaçaria Meu Garoto e Quri Natural Beauty, que compartilharam suas experiências bem-sucedidas na exportação de produtos do bioma amazônico.
Na abertura do evento, o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, enfatizou a importância de fortalecer as cadeias produtivas e as parcerias estratégicas para aumentar a competitividade das indústrias do Pará. “A parceria da FIEPA CIN com a ApexBrasil tem sido fundamental para reforçar o papel da cadeia produtiva industrial, extremamente relevante para a geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico na nossa região. Esse trabalho conjunto trouxe novas ideias e iniciativas que muitas das empresas presentes aqui hoje já tiveram a oportunidade de participar. O objetivo também é estimular que as grandes indústrias, além de suas responsabilidades econômicas, assumam um papel social e reputacional de incentivar as cadeias produtivas no entorno de suas atividades. Seja na mineração, geração de energia, construção civil ou outros setores bem estabelecidos, essa abordagem busca internalizar a riqueza gerada e beneficiar o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou o presidente da FIEPA, Alex Carvalho.
A coordenadora executiva da FIEPA, Cassandra Lobato, destacou as ações realizadas em 2024 e as metas para 2025. “Nosso trabalho é direcionado a empresas em processo de exportação, com foco na preparação para a COP30. Para isso, em parceria com Centros Internacionais de Negócios de diferentes estados, atuamos fortemente na capacitação de empresários e profissionais na área de comércio exterior. Também promovemos encontros e rodadas internacionais com compradores de diversas partes do mundo e fornecemos o suporte necessário aos empresários em missões comerciais globais, onde divulgamos a produção industrial da Amazônia. Para 2025, nosso objetivo é ampliar essa qualificação profissional e intensificar as conexões com grandes compradores internacionais, mobilizando ainda mais os empresários paraenses para eventos de destaque, com o propósito de promover os produtos da bioeconomia amazônica e fortalecer a competitividade das nossas indústrias no mercado internacional”, afirmou Lobato.
Durante o evento, o gestor do Escritório Norte da ApexBrasil, Essio Lanfredi, explicou o papel da instituição na promoção das exportações brasileiras. "O escritório da Apex Brasil começou a atuar aqui no Pará em 2020 e, nesse período, consolidamos parcerias importantes, como essa com a FIEPA, para promover o potencial exportador das empresas locais. Vinculada ao MDIC e aos setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras no exterior, estamos comprometidos em auxiliar as empresas na construção de seus planos de exportação para 2025, oferecendo ferramentas e capacitações em áreas como análise de mercados, adaptação de produtos e posicionamento estratégico. Nosso objetivo é proporcionar avanços concretos no mercado internacional, fortalecendo a imagem do Brasil e do Pará como parceiros confiáveis e competitivos no cenário global", afirmou Lanfredi.