De forma inédita, três Escolas SESI do Pará conquistam juntas a certificação Microsoft Showcase Schools
Três Escolas SESI do Estado do Pará conquistaram a certificação internacional Microsoft Showcase Schools. As escolas SESI de Belém, Ananindeua e Paragominas foram reconhecidas pelo uso inovador de tecnologias para aprimorar a aprendizagem e a gestão escolar. Este ano, a Rede SESI de Educação do Pará foi a única da região Norte com três unidades certificadas ao mesmo tempo. A entrega da certificação ocorreu no dia 04 de novembro, durante homenagem realizada pelo Departamento Nacional do SESI, em Brasília.
O Programa Showcase Schools busca a transformação educacional por meio de uma comunidade global que conecta escolas pioneiras focadas em experiências inclusivas e centradas nos alunos, promovendo inovação no ensino. As escolas participantes recebem suporte de parceiros locais e globais e têm acesso a oportunidades de interação com líderes educacionais. O foco é estimular a aprendizagem permanente e o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, ampliando o potencial dos estudantes e sua realização pessoal e profissional.
Para Dário Lemos, superintendente do SESI Pará, o reconhecimento faz parte de um trabalho que iniciou em 2023, com a certificação da Escola SESI Belém, e agora se expandiu para outras unidades no Estado. “Temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso do SESI Pará, que a cada ano firma seu nome como referência no cenário educacional. As certificações e reconhecimentos recebidos este ano são frutos de muita dedicação e trabalho árduo de todos os envolvidos no processo educacional, dos alunos, técnicos e gestores, que todos os dias se dedicam para garantir que nossas escolas sejam esse espaço colaborativo de aprendizado e inovação, para que os jovens atinjam todo o seu potencial de desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou o superintendente.
Rede SESI de Educação do Pará recebe Selo de Qualidade do PSGE
Entre os dias 13 e 14/11, a Rede SESI de Educação no Pará também recebeu o Selo de Qualidade do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), que atesta o compromisso com a melhoria contínua na gestão e na qualidade do ensino. Desenvolvido em parceria com o Chile e implementado no Brasil pela Fundação L’Hermitage, referência internacional em Educação, o Programa é uma sistematização das exigências que uma escola de educação básica deve considerar em seus processos, para obter resultados de qualidade. Receberam o selo as escolas SESI Belém, Ananindeua, Altamira, Paragominas e Marabá. Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará, explica que a meta, em 2025, é certificar as Escolas SESI Icoaraci, Santa Izabel, Castanhal, Bragança e Santarém.
O PSGE tem como propósito capacitar e engajar gestores de educação e diretores escolares na construção de uma cultura de melhoria contínua da gestão. “Nosso objetivo é tornar os processos escolares mais eficientes e eficazes, otimizar recursos, garantir a sustentabilidade das instituições e, principalmente, elevar os resultados de aprendizagem dos alunos. As escolas SESI que conquistam o Selo PSGE são referências em inovação pedagógica, utilizando ferramentas educacionais e tecnologias avançadas para criar ambientes colaborativos e interativos, preparando os estudantes para os desafios de um futuro que já começou”, destaca a gerente.
Robótica também garante prêmio ao Pará
Outro destaque em novembro, foi o desempenho de duas equipes da Escola SESI Ananindeua no Robótica 2024, maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, que aconteceu entre os dias 11 e 17 deste mês, em Goiânia. Durante o evento, duas equipes formadas por alunos da Escola SESI Ananindeua competiram nas finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
A equipe Tecno Champions conquistou o 1º lugar nacional em "Robustez", com o robô mais bem construído e com ótimo desempenho. Já a equipe Robobusters conquistou o 1º lugar nacional no “Diário do robô", prêmio para a melhor documentação técnica da Olimpíada, e a 5ª colocação geral, garantindo classificação para o Super Regional das Américas (Norte, Central e Sul), que ocorrerá em abril de 2025, nos Estados Unidos.
O Robótica 2024 foi promovido pela RoboCup Brasil, com organização da Universidade Federal de Goiás e do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), em parceria com o Governo de Goiás.