top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Escolas do Pará celebram conquistas internacionais

Dário Lemos e Márcia Arguelles comemoram certificação Microsoft

De forma inédita, três Escolas SESI do Pará conquistam juntas a certificação Microsoft Showcase Schools  


Três Escolas SESI do Estado do Pará conquistaram a certificação internacional Microsoft Showcase Schools. As escolas SESI de Belém, Ananindeua e Paragominas foram reconhecidas pelo uso inovador de tecnologias para aprimorar a aprendizagem e a gestão escolar. Este ano, a Rede SESI de Educação do Pará foi a única da região Norte com três unidades certificadas ao mesmo tempo. A entrega da certificação ocorreu no dia 04 de novembro, durante homenagem realizada pelo Departamento Nacional do SESI, em Brasília.  


O Programa Showcase Schools busca a transformação educacional por meio de uma comunidade global que conecta escolas pioneiras focadas em experiências inclusivas e centradas nos alunos, promovendo inovação no ensino. As escolas participantes recebem suporte de parceiros locais e globais e têm acesso a oportunidades de interação com líderes educacionais. O foco é estimular a aprendizagem permanente e o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, ampliando o potencial dos estudantes e sua realização pessoal e profissional. 


Para Dário Lemos, superintendente do SESI Pará, o reconhecimento faz parte de um trabalho que iniciou em 2023, com a certificação da Escola SESI Belém, e agora se expandiu para outras unidades no Estado. “Temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso do SESI Pará, que a cada ano firma seu nome como referência no cenário educacional. As certificações e reconhecimentos recebidos este ano são frutos de muita dedicação e trabalho árduo de todos os envolvidos no processo educacional, dos alunos, técnicos e gestores, que todos os dias se dedicam para garantir que nossas escolas sejam esse espaço colaborativo de aprendizado e inovação, para que os jovens atinjam todo o seu potencial de desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou o superintendente. 


Rede SESI de Educação do Pará recebe Selo de Qualidade do PSGE


Entre os dias 13 e 14/11, a Rede SESI de Educação no Pará também recebeu o Selo de Qualidade do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), que atesta o compromisso com a melhoria contínua na gestão e na qualidade do ensino. Desenvolvido em parceria com o Chile e implementado no Brasil pela Fundação L’Hermitage, referência internacional em Educação, o Programa é uma sistematização das exigências que uma escola de educação básica deve considerar em seus processos, para obter resultados de qualidade. Receberam o selo as escolas SESI Belém, Ananindeua, Altamira, Paragominas e Marabá. Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará, explica que a meta, em 2025, é certificar as Escolas SESI Icoaraci, Santa Izabel, Castanhal, Bragança e Santarém.  


Equipe SESI, durante o evento

O PSGE tem como propósito capacitar e engajar gestores de educação e diretores escolares na construção de uma cultura de melhoria contínua da gestão. “Nosso objetivo é tornar os processos escolares mais eficientes e eficazes, otimizar recursos, garantir a sustentabilidade das instituições e, principalmente, elevar os resultados de aprendizagem dos alunos. As escolas SESI que conquistam o Selo PSGE são referências em inovação pedagógica, utilizando ferramentas educacionais e tecnologias avançadas para criar ambientes colaborativos e interativos, preparando os estudantes para os desafios de um futuro que já começou”, destaca a gerente. 


Robótica também garante prêmio ao Pará


Outro destaque em novembro, foi o desempenho de duas equipes da Escola SESI Ananindeua no Robótica 2024, maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, que aconteceu entre os dias 11 e 17 deste mês, em Goiânia. Durante o evento, duas equipes formadas por alunos da Escola SESI Ananindeua competiram nas finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).


A equipe Tecno Champions conquistou o 1º lugar nacional em "Robustez", com o robô mais bem construído e com ótimo desempenho. Já a equipe Robobusters conquistou o 1º lugar nacional no “Diário do robô", prêmio para a melhor documentação técnica da Olimpíada, e a 5ª colocação geral, garantindo classificação para o Super Regional das Américas (Norte, Central e Sul), que ocorrerá em abril de 2025, nos Estados Unidos.  


O Robótica 2024 foi promovido pela RoboCup Brasil, com organização da Universidade Federal de Goiás e do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), em parceria com o Governo de Goiás. 

Notícias Relacionadas

Torneio de robótica apresenta soluções para problemas ambientais que afetam os oceanos

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page