top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Equipe de robótica do SESI Ananindeua representa o Pará em campeonato internacional nos EUA


Equipe SESI
Equipe SESI

A equipe de robótica Robobusters, formada por alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referência SESI Ananindeua, chegou aos Estados Unidos para representar o Pará e o Brasil em uma das maiores competições internacionais de robótica educacional: a RoboCup. A disputa ocorre entre os dias 25 e 29 de abril, na Mercersburg Academy, no estado da Pensilvânia.


O grupo garantiu a vaga após um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade Resgate Nível 2, conquistando destaque nacional com a criatividade, domínio técnico e espírito de equipe. Agora, os alunos enfrentam o desafio de competir com delegações de vários países, em provas que exigem não só conhecimento em programação e engenharia, mas também domínio do inglês e tomada de decisão em tempo real.


Além do desafio técnico, a experiência internacional representa uma vivência cultural única e uma oportunidade de intercâmbio com outras realidades educacionais e tecnológicas. “Participar de eventos como o RoboCupJunior Americas é uma experiência transformadora para os estudantes. Além de aplicarem na prática os conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, eles desenvolvem habilidades essenciais como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. A competição estimula o pensamento crítico, promove a troca cultural com jovens de diversos países e prepara os participantes para os desafios acadêmicos e profissionais do futuro. É uma oportunidade única de crescer, inovar e se conectar com o que há de mais atual no mundo da robótica”, destaca o professor Alan Raiol, técnico da equipe Robobusters.


Para a estudante Clara Barreto, de 15 anos, a robótica é mais do que uma atividade extracurricular,  é uma ponte para o futuro. “Comecei na robótica em 2022, e desde então, essa experiência tem transformado minha vida. Representar o Pará em uma competição internacional é algo que nunca imaginei viver tão cedo. Aqui, aprendi a trabalhar em equipe, me comunicar melhor e usar a criatividade para resolver problemas reais. Tudo isso me prepara para o mercado de trabalho e para os desafios da vida. A robótica me ensinou que, com persistência e colaboração, posso ir muito além”, comentou. 


A participação na RoboCup também é reflexo dos investimentos feitos pelo SESI Pará em inovação, cultura maker e educação tecnológica. Para a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, a presença dos alunos no campeonato internacional reforça o papel transformador da educação e do empenho da educação do SESI Pará. “Essa conquista mostra que, quando oferecemos oportunidades e estimulamos o protagonismo dos nossos alunos, os resultados aparecem. A robótica é uma ferramenta poderosa de aprendizado, que desenvolve habilidades técnicas e socioemocionais. Estamos muito orgulhosos de ver esses jovens representando o nosso estado e o Brasil com tanto talento e dedicação”, disse. 


A equipe permanece nos Estados Unidos até o fim da competição, com atualizações sendo compartilhadas pelos perfis oficiais do SESI Pará nas redes sociais.


Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page