Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Empresários da Panificação e Confeitaria Participam de Programa de Qualificação

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PA), promoveu nesta terça-feira (20) o primeiro encontro das empresas participantes do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Pará (Sindipan) e com o Sebrae no Pará, a iniciativa visa ampliar a competitividade, aumentar a produtividade e aperfeiçoar a gestão do setor de panificação e confeitaria no Estado.

Como parte da programação, foi realizado o 'Workshop de Produtividade e Performance Empresarial', que descreveu as ações que serão desenvolvidas pelo programa, no qual estão previstas consultorias para mapeamento de indicadores de performance nas áreas de faturamento e produtividade; estruturação e padronização dos processos de gestão; capacitação dos profissionais de atendimento; e monitoramento de resultados.

Segundo o superintendente do IEL/PA, Carlos Auad, o Procompi é um programa robusto, com projeção nacional, formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae Nacional, para identificar desafios específicos das MPEs industriais e garantir o aprimoramento do setor. “É uma oportunidade para que as empresas filiadas aos sindicatos da indústria possam se aprimorar, melhorando assim sua capilaridade e competitividade no mercado. Já estamos na quinta edição do programa no Estado, pela segunda vez com o setor da panificação. É uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento empresarial, principalmente atingindo as micro e pequenas empresas”, afirmou o superintendente.

Para o presidente do Sindipan, André Carvalho, o setor de panificação está em pleno crescimento, mas ainda precisa identificar e resolver gargalos que dificultam o desenvolvimento dos negócios no Estado. “Ao participar de um programa desse porte o sindicato busca apoiar as empresas na otimização de seus processos, na minimização de perdas, para vermos onde estão os gargalos, e o que a gente pode melhorar para aumentar a competitividade das nossas indústrias. Esperamos que os empresários aproveitem bastante essa consultoria, para fortalecer a panificação e a confeitaria do nosso Estado”.

Para o Sebrae, a melhoria na qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final é um dos pontos altos do programa. “É um setor que precisa estar sempre se qualificando, principalmente nessa questão da produtividade e da qualidade desses produtos, uma vez que estamos falando de padaria, e temos uma em cada esquina em toda a região metropolitana, e tanto as micro como as pequenas empresas precisam desse tipo de oportunidade de aperfeiçoamento”, avaliou Georgeane Titan, analista de Relacionamento do Sebrae no Pará. Segundo ela, com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025, as empresas precisam estar preparadas para atender as demandas que vão surgir.

Commenting has been turned off.