“Momento de celebrar o conhecimento.” É assim que o Coordenador Nacional da First Lego League, Marcos Sousa, descreve os dois dias da etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League, realizado nesta quinta-feira e sexta-feira, 05 e 06, no SESI Ananindeua. Os 200 alunos participantes chegam ao evento com o objetivo de viver o momento de forma cooperativa e construtiva, segundo uma das categorias avaliadas pelo torneio, chamada de Core Values (valores fundamentais).
“O diferencial desse torneio é que os juízes não comparam uma equipe com a outra, ele vai ver a evolução da equipe por temporada. A equipe conquista o prêmio quando, dentro da sala da avaliação, onde ela é avaliada por 30 minutos, ela consegue evidenciar com provas toda a produção dela, durante aqueles meses de preparação”, ressalta Marcos Sousa.
As equipes são avaliadas nas categorias Projetos de Inovação, Design do Robô, Desafio do Robô e uma das principais categorias são os Core Values, chamados de valores essenciais como inclusão, impacto, trabalho em equipe, inclusive diversão. “Os alunos são incentivados a terem gritos de garra e não de guerra porque guerra não é uma coisa que FLL incentiva”, declara o coordenador.
Esses valores são facilmente identificados durante o torneio nas fantasias, nos gritos de garra, na luta pela troca de botons e pela intensa busca dos alunos em participar desse evento. Para os alunos, esse momento coroa os meses de preparação. As quatro equipes mais bem colocadas, na somatória de todas as categorias, se classificam para a etapa nacional do torneio, que ocorrerá de 12 a 15 de março de 2025, em Brasília.