Nesta sexta-feira (26/04) ocorreu em Barcarena a assinatura do termo de doação do terreno onde será construída a nova unidade integrada do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no município. A partir da doação do terreno, feita pela Prefeitura de Barcarena, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) iniciará o projeto que tem como objetivo ampliar a oferta de serviços à comunidade local com vistas ao desenvolvimento socioeconômico da região.
Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, o acordo é um passo importante para garantir a formação social e qualificação profissional dos jovens que representam o futuro da comunidade. “A doação do terreno marca o início de uma jornada de transformação em Barcarena. Estamos comprometidos em formar jovens por meio da educação básica e qualificar mão de obra, a partir da formação profissional, para aquelas pessoas que vão ingressar no mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou Carvalho.
Sobre o projeto - O terreno, com área total de 72.000,00 m², fica localizado na Avenida Dom Romualdo Coelho, Quadra n° 403, na Vila dos Cabanos. O projeto prevê a construção de 18 salas de aula para atender, por dia, cerca de 1.700 alunos do SESI nas modalidades Ensino Fundamental I e II, Novo Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um modelo de ensino focado na educação tecnológica e resolução de problemas do dia a dia da sociedade.
O SENAI atuará, no mesmo espaço, com 11 modernos laboratórios ofertando cursos nas áreas de Eletromecânica, Eletrotécnica, Automação, Informática, Química, Logística, Gestão, Segurança no Trabalho, Equipamentos Móveis, Construção Civil e Mecânica Automotiva, nas modalidades Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica. A expectativa é atender, por ano, 6.500 alunos.
O projeto da nova unidade SESI/SENAI em Barcarena prevê, ainda, um auditório com capacidade para 300 pessoas, um clube recreativo (com piscina, salão multiuso, quadra de beach tennis, quadra coberta, playground) e espaços voltados para o incentivo à inovação.
Para o diretor regional do SENAI/PA e superintendente do SESI/PA, Dário Lemos, a nova unidade deve contribuir com o crescimento dos índices educacionais de Barcarena e gerar mais oportunidades para a população. “Nós procuramos sempre estar alinhados com as demandas da indústria e da sociedade onde estamos instalados. Com esta unidade conjunta SESI/SENAI, queremos ser catalisadores do crescimento da educação de Barcarena e favorecer a geração de emprego e renda nessa região”, destaca Dário Lemos.
Renato Ogawa, prefeito de Barcarena, acredita que a nova unidade do SESI e SENAI representa esperança e oportunidade para a população. “O que está acontecendo aqui é imensurável. É bom para a indústria, para o porto, para a nossa juventude, para a gestão municipal. Anunciar a construção dessa unidade do SESI e do SENAI em Barcarena e um dia para se festejar. E aqui fica a minha gratidão ao presidente Alex Carvalho e ao superintendente Dário Lemos por acreditarem que realmente o município é importante para a indústria paraense. Saio daqui satisfeito com o que ouvi e na esperança de nós termos, realmente, uma Barcarena ainda melhor, de oportunidade para os nossos jovens, para a nossa população”.
Atuação do SENAI - O SENAI está presente desde 1993 em Barcarena, onde já capacitou mais de 60 mil profissionais para o mercado de trabalho. Hoje, a unidade atende, além de Barcarena, os municípios de Abaetetuba, Moju, Acará, Concordia, Tailândia e Tome Açu, ofertando mais de 100 cursos em várias áreas industriais. Já o SESI atua no município desde 2013, disponibilizando serviços de educação, esporte e lazer e saúde e segurança na indústria.