top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Adaptação de Nelson Rodrigues abre a programação do Festival SESI Cultura de Fé, nesta sexta-feira (04)


Programação terá espetáculos teatrais, música e painéis sobre economia criativa


O espetáculo teatral “O que não se diz, apodrece em nós, livre adaptação da obra de Nélson Rodrigues, abre nesta sexta-feira (04) a programação do Festival SESI Cultura de Fé, promovido pelo Teatro do SESI, em Belém, neste mês de outubro. Nesta edição, o festival reunirá apresentações teatrais, shows musicais e uma rodada de painéis com profissionais locais e nacionais para discutir a economia criativa. Os ingressos do espetáculo já estão disponíveis para compra na plataforma Sympla.


A montagem, que será apresentada nos dias 04 e 05 de outubro, sempre às 20 horas, é uma adaptação livre da obra Anti-Nelson Rodrigues, escrita por Nelson Rodrigues em 1973, e encenada por artistas dos grupos paraenses de teatro Palha, Cuíra e Gruta, com a participação de nomes já conhecidos do público como o ator Adriano Barroso e a atriz Zê Charone.


Apesar do título, a peça não contradiz em nada a obra de Nélson Rodrigues. A temática e a linguagem têm o mesmo estilo das quinze peças anteriores. Aparecem nela figuras e personagens já típicos do dramaturgo, como a mãe que idolatra o filho, o pai que renega o filho, a empregada doméstica, a força do dinheiro. A peça narra a história de Oswaldinho, filho de Tereza e Gastão, um jovem mimado pela mãe e desprezado pelo pai. Inescrupuloso, ladrão e mulherengo, se torna dono de uma das fábricas do pai e se apaixona por uma funcionária recém-contratada, jovem, incorruptível e suburbana, Joice, a quem tenta corromper.


“Partindo desse pensamento de Nelson, desconstruímos a obra e fizemos a nossa livre adaptação, trocamos nomes dos personagens, trouxemos a trama para Belém, falamos da nossa periferia, do largo da Pólvora, dos bailes do Payssandu, a tradicional Sapataria Carrapatoso que ficava lá embaixo no centro comercial, a 4x400, os jornais, e optamos por trabalhar com a essência da trama, enxuta, realista e em forma de bailado físico e de jogo. E uma interpretação firme e límpida”, explica o diretor teatral Paulo Santana.

 

Sobre o Festival

Realizado há quatro anos no Teatro do SESI, em Belém, o Festival já faz parte do calendário oficial da cidade com uma programação diversificada que tem como objetivo reforçar o fomento à cultura e ao entretenimento. A ação compõe o projeto “Jornada COP+”, iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) para a construção de uma nova agenda econômica, social e ambiental da indústria na Amazônia.


“O Festival SESI Cultura de Fé é uma iniciativa importante, parte da nossa 'Jornada COP+', que reflete o compromisso da FIEPA em promover não apenas o desenvolvimento industrial, mas também o acesso à cultura e a inclusão social. Nossa programação foi pensada com carinho, buscando democratizar o acesso à arte por meio de atividades diversificadas, que valorizem a pluralidade cultural, enriquecendo tanto o indivíduo quanto a comunidade”, explica Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI Pará.

 

Programação completa

 

Dias 04 e 05/10 (às 20h) - ‘O que não se diz apodrece em nós’: A montagem é uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues e leva aos palcos nomes reconhecidos do público paraense, como o ator Adriano Barroso e a atriz Zê Charone. A peça narra a história de um filho mimado que se torna dono de uma das fábricas do pai, se apaixona por uma funcionária recém-contratada e que se mostra alheia ao dinheiro do jovem.

 

Dia 10/10 (às 20h) - ‘Nosso Brega Por Elas’: Rebeca Lindsey, Valéria Paiva, Michele Amador e Keila trarão um show inédito com grandes sucessos, que este ano vai homenagear Tonny Brasil o precursor do tecnobrega, gênero musical tradicional do estado do Pará. Tonny faleceu em abril de 2024 e deixou um grande legado musical.

 

Dia 16/10 (às 13h) - Talk Show ‘Diálogos da Economia Criativa: Conexões e Colaborações’: A maior novidade do Festival SESI Cultura de Fé se chama Diálogos, uma iniciativa inédita com painéis para debates e que nesta primeira edição terá como tema a economia criativa, conceito formado por atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos para a geração de trabalho e renda. Entre os participantes convidados estão Ana Carla Fonseca, CEO da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e territórios criativos; Júlia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da FIRJAN, responsável pelo Mapeamento da Indústria Criativa; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, a maior plataforma de cultura negra e negócio da América Latina; e Márcio Guerra, superintendente do Observatório Nacional da Indústria. Entre os convidados locais estão Adelaide Oliveira, coordenadora do projeto Circular; e Sônia Ferro Robatto, jornalista e produtora cultural. As vagas serão gratuitas mediante inscrição prévia e o encerramento terá show da cantora Júlia Passos.

 

Dia 18/10 (às 20h) - Show ‘Ser do Norte – Trilogia’: Um show dinâmico com sucessos que marcaram a carreira do trio Lucinnha Bastos, Nilson Chaves e Mahrco Monteiro, como as canções ‘Olho de Boto’, ‘Meu Amor É Todo Seu’ e ‘Chamegoso’, além de composições mais recentes.

 

Dia 19/10 (às 20h) - Espetáculo teatral ‘Solo de Marajó’: Inspirado no universo de Dalcídio Jurandir, o monólogo com o ator paraense Cláudio Barros traz oito histórias que apresentam um breve retrato da vida do povo que habita pequenos povoados amazônidas. O Solo do Marajó tem dramaturgia, figurino e atuação de Cláudio Barros e dramaturgia, iluminação e direção de Alberto Silva Neto.

 

Dia 26/10 (às 19h) - Show ‘Amazônia Musical: A Força do Coração Tambor’ com a Orquestra Sustentável SESI: Nesta edição, os integrantes mostrarão novos arranjos e roupagens inéditas para grandes sucessos da música paraense e amazônida, com a participação de Naieme, Warilou, Kim Marques, Iva Rothe e Mestre Faustino.



Texto: Adriana Ferreira / Maria Luiza Martins

Imagens: Divulgação

Notícias Relacionadas

Festival SESI Cultura de Fé estreia com diversidade artística

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page