Setor de base florestal madeireira atua para reduzir riscos de acidentes de trabalho no Pará

O Sistema FIEPA promoveu nesta terça feira (21), em Belém, um workshop com o objetivo de discutir ações necessárias para reduzir os riscos no processo de produção, prevenir acidentes e garantir a saúde e segurança do trabalhador das indústrias do setor de base florestal madeireira do Pará. O evento faz parte de um trabalho conjunto que envolve sindicatos patronais, associações de classe, empresários e Ministério do Trabalho.

Desde o ano passado, as indústrias do setor têm recebido uma série de consultorias, prestadas pelo Serviço Social da Indústrias (SESI/PA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PA), com o intuito de orientar as empresas sobre a importância do atendimento às Normas Regulamentadoras vigentes, sobre gestão de riscos ocupacionais e qualidade de vida do trabalhador.

Para o vice-presidente executivo da FIEPA, José Maria Mendonça, o aperfeiçoamento do setor de base florestal madeireiro é essencial para garantir o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade das indústrias. “Orientar as nossas indústrias de base florestal é extremamente importante porque se trata de um trabalho estruturante, e não meramente fiscalizador ou punitivo. Da forma que está sendo conduzido, com o envolvimento de diversos atores do setor produtivo, com certeza esse acompanhamento vai trazer muitas melhorarias para o ambiente fabril, para toda essa cadeia produtiva e vai deixar um legado muito positivo para o nosso Estado”, analisa Mendonça, que também é presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP).

Entre outros assuntos, durante o workshop foram apresentadas as principais normas regulamentadoras que tratam de segurança e saúde do trabalho vigentes no país; requisitos para a manutenção da saúde física e mental no trabalho; mapeamento, gestão e eliminação de riscos no ambiente fabril e procedimentos para uso de dispositivos de segurança e maquinários.

“Essa orientação é importante para que possamos corrigir falhas, adequar nossa atividade e melhorar os nossos processos produtivos porque a gente sabe que no setor de base florestal existem riscos que podem vitimar o trabalhador e, claro que a gente não quer isso. Então, o nosso Sindicato é a favor da empresa legal, que cumpre as normas e que respeita a lei, porque a empresa ilegal prejudica muito o setor e acaba sendo uma concorrente desleal para quem é legalizado”, avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias do Vale do Acará (Simava), Oséas de Castro.

O workshop contou com a participação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PA), órgão ligado ao Ministério do Trabalho, e com o apoio dos sindicatos filiados à FIEPA ligados às indústrias de base florestal (Simava, Sindimad e Sindimata), entidades do setor florestal e madeireiro (Confloresta, Unifloresta, Aimex) e Centro das Indústrias do Pará (CIP).