Com inovação e fomento aos negócios, REDES celebra resultados positivos alcançados nos últimos dez meses

Inovar ao fomentar negócios dentro do território paraense está atrelado aos objetivos da REDES, iniciativa da FIEPA que contribui diretamente com a economia do Estado. Nos últimos anos, suas ações têm alcançado resultados significativos quando se fala em crescimento das indicações de fornecedores locais para os grandes projetos industriais, renovação e novos convênios, realização de eventos com formatos diferenciados e a execução de projetos de socioeconomia.

Segundo dados coletados dos últimos dez meses, a REDES registrou números expressivos que evidenciam o trabalho sério que vêm sendo realizado com as grandes indústrias e os fornecedores. De janeiro a outubro, a iniciativa atendeu 228 demandas de indicações de fornecedores das maiores indústrias locais, um acréscimo de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, que chegou a 207. Já o número de fornecedores indicados foi de 1.147 fornecedores.

Segundo o coordenador de Planejamento e Controle da REDES, Lucas Lourinho, o número de fornecedores indicados aos grandes projetos reduziu, mas explica que esse resultado é positivo, pois a equipe tem prezado pela qualidade e não só a quantidade durante a triagem para as indicações. “Isso demonstra que nosso processo está mais maduro e consistente”, destaca Lourinho.

Para esses parceiros, a REDES tem investido em eventos de negócios que fogem do comum, promovendo uma maior interação entre os participantes. Ao todo, foram sete eventos envolvendo 158 lideranças de empresas locais. Além dos eventos de negócios, foram realizadas 19 ações de capacitação e desenvolvimento que se estendeu a 497 pessoas.

Se por um lado os números de procuras por indicação de fornecedores crescem, aumentaram também a adesão de novos parceiros. A Biopalma aderiu ao rol de mantenedoras da REDES já neste segundo semestre, firmando a parceria oficialmente durante a 7ª edição Prêmio Redes de Desenvolvimento, que mais uma vez celebrou as indústrias que mais investiram no Estado.

Além disso, a iniciativa garantiu a renovação de 100% dos convênios com suas mantenedoras e registrou a adesão de onze novas empresas apoiadoras, como fez a empresa D&L Serviços. Conforme contou o executivo de negócios da empresa, Humberto Carneiro, o motivo que levou a empresa a ser apoiadora da REDES foi o sucesso do programa que “promove a constante integração com o ambiente de negócios e de capacitação das pessoas junto com soluções apropriadas à região” e conclui que “a imparcialidade no monitoramento e nos apontamentos das oportunidades de negócios é outro fator de grande relevância”.

“Esses números mostram que as grandes indústrias instaladas no Pará têm apostado nos fornecedores locais e seus serviços, mas também demonstra que essas empresas têm buscado cada vez mais pela evolução da gestão dos seus negócios, visando estarem aptos para atenderem esses grandes projetos”, comenta o gestor executivo da REDES, Marcel Souza.

Mas as atividades da REDES vão além de promover a geração de negócios entre as indústrias e os fornecedores locais. No primeiro semestre deste ano fechou dois importantes convênio com a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da maior usina 100% brasileira - UHE Belo Monte, que visa beneficiar a população dos municípios do entorno da usina, através de ações de socioeconomia na cadeia do pescado e com foco em saneamento básico.

“Nosso papel primordial é contribuir pelo desenvolvimento econômico do Estado ao estabelecer e fidelizar relações entre os grandes projetos e os empreendedores locais. Mas não podemos nos esquecer dos municípios mais distantes que precisam de orientações sobre atividades que podem se tornar oportunidades de renda para a população, e novas técnicas que podem contribuir para o aperfeiçoamento de algumas práticas”, comenta o executivo de Gestão da REDES, Marcel Souza.
Todas as ações que foram desenvolvidas durante 2019 e as conquistas obtidas também podem ser conferidas na 10ª edição da Revista RDS Negócios, publicação da REDES que este ano trouxe uma nova proposta em apresentação, conteúdo e design. A revista confirma mais uma vez a inovação que já é uma marca da REDES.

Confira também a agenda REDES para novembro e dezembro/19:

• Supply Tank em Parauapebas – Parceria: Vale e ACIP (Parauapebas) - 12/nov
• #Talknegócios – Parceria: ACIM (Marabá) - 12/nov
• Workshop Gestão de Escopo – Parceria: Imerys – 13/nov
• Workshop de Formação de Preço – Parceria: Vale – Canaã dos Carajá – 19 e 20/nov
• Workshop de Compliance – Parceria: Imerys – 20/nov
• Supply Tank em Ananindeua – Parceria: ACIA (Ananindeua) – 21/nov
• Supply Tank em Canaã dos Carajás – Parceria: Vale e ACIACCA – 21/nov
• Oficina de Saneamento Básico em Anapu – Parceria: Norte Energia – 20 e 21/nov
• ExpoFor Celpa – Parceria: Celpa – 05/dez
• Certificação Fornecedores – Parceria: Imerys – 04/dez
• Oficina de Saneamento Básico em Senador José Porfírio – Parceria: Norte Energia – 05 e 06/dez