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Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lidera iniciativa para garantir as melhores práticas do mercado
Lançada na XV Feira da Indústria do Pará (FIPA), nesta sexta-feira (21), a campanha Estágio Legal do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Pará) visa ampliar o conhecimento sobre as regras e normas que regem o trabalho dos estagiários, conscientizando empresas e estudantes sobre direitos e deveres, estabelecidos pela Lei de Estágio (Lei Nº 11.788/2008).
A lei de estágio é de 2008 e estabelece, entre outros, carga horária de quatro horas para quem está no ensino fundamental e médio e até seis horas no ensino superior. Só a região Norte do Brasil possui mais de 23 mil estagiários em atividade, segundo a Associação Brasileira de Estágios. Na opinião da psicóloga organizacional Nayana Silva, que atua no IEL, a pandemia renovou os olhares sobre as funções que os estagiários podem exercer no cotidiano das empresas. “Hoje, não existe mais aquela ideia ultrapassada de que o estagiário vai tirar xerox, buscar café e só passar um tempo do dia dele ali. Hoje, a empresa não quer um estagiário que esteja de passagem, mas sim alguém que agregue, que traga ideias e que venha com um diferencial”, afirma ela, ao recomendar que os estagiários estejam sempre atentos às novidades do mercado para se manterem atualizados.
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Silva afirma que, apesar de poderem sempre contar com os estagiários, os gestores devem lembrar que o caráter do estágio é, acima de tudo, pedagógico. Isso significa modular as exigências e identificar eventuais necessidades de apoio técnico e comportamental que os estagiários apresentem. “A empresa tem que investir não só na contratação, mas investir tempo, investir em formação e envolver todo o quadro de colaboradores nessa missão de construir um novo profissional. É isso que possibilita o crescimento”, argumenta.
Como o papel do IEL é integrar centros de conhecimento com a indústria, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Pará, Carlos Auad, acredita que o trabalho do Instituto seja fundamental para garantir que os estudantes de hoje sejam preparados para o mercado de trabalho para que, no futuro, se tornem profissionais também capazes de apoiar e desenvolver estagiários. “Aqui no Pará, temos empresas muito conscientes e estagiários muito dedicados. Então, a campanha é proativa para evitar problemas como, por exemplo: o estagiário tem direito à redução de carga horária durante o período de prova e muitos não sabem disso, nem mesmo a empresa tem esse conhecimento. Outra situação é que o estágio só pode durar dois anos no mesmo local, mas às vezes deixam passar. Por isso a campanha é importante”, diz ele.