Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Economia Empresários paraenses conhecem oportunidades comerciais com Taiwan

Empresários paraenses conhecem oportunidades comerciais com Taiwan

taiwanpara 505x180

Exportadores e importadores paraenses participaram, no dia 26 de janeiro, do seminário ‘Oportunidades de Negócios e Parcerias entre Pará e Taiwan’, realizado no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará. O evento foi promovido em parceria pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), a Taiwan Trade Center do Brasil (Taitra) e também contou com a parceria da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC).

Em 2016, Taiwan se tornou o 10º maior parceiro comercial do Pará, comprando do estado produtos como minério de ferro e de cobre, frutas, sucos e extratos vegetais e peixes ornamentais. O comércio exterior entre os dois gerou valores importantes para a balança comercial paraense, apresentando um total de US$ 241.290.733.00 milhões, nas exportações e US$ 138.310,00, nas importações, resultando em saldo: US$ 241.152.423,00.

Kirst Yen, Diretor Geral da Taitra, citou as vantagens de Taiwan como parceiro comercial e anunciou o apoio para viabilizar a viagem de empresários paraenses a Taiwan. “Temos localização geográfica privilegiada e apesar de sermos um território pequeno, nosso povo é feliz e inteligente o que nos tornou referência em produtos de tecnologia. Queremos estar junto da FIEPA, dos estado do Pará e podemos viabilizar passagens para os empresários que desejem conhecer parceiros em Taiwan e participar de nossas conferências e feiras”, detalhou o diretor.

taiwanpara 300x250Representantes de 60 empresas de setores de interesse de Taiwan e entidades parceiras participaram do seminário. “Foi um evento pequeno, mas um dos passos iniciais para a ampliação de negócios entre o Pará e Taiwan contribuindo para a melhoria nas relações já existentes e também para uma inserção mais proativa das empresas paraenses no mercado internacional”, disse Raul Tavares, gerente do CIN/FIEPA.

Ampliar os negócios atraiu quem já exporta e quem busca ampliar as fronteiras comerciais. “Em breve levaremos as frutas regionais para a região sudeste do Brasil e já temos negociações com a Argentina, Martinica e Angola. No seminário vi uma oportunidade de viabilizar a apresentação dos nossos produtos em um novo país e tentar colocar o pé do Pará na Ásia”, Luciano Murakami, proprietário da empresa Benke Foods, produtora de geleias de frutas regionais em Tucumã, nordeste paraense.

Follow us on Twitter

NewsLetter