Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Economia Entidades empresariais apresentam reivindicações ao Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho

presidente-meioambiente

O Sistema FIEPA promoveu no dia 31 de março, um almoço do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, com o setor produtivo.

Na ocasião, o presidente da FIEPA, José Conrado Santos, entregou um documento do Fórum das Entidades Empresariais do Pará, falando sobre o excesso de regulamentação imposta ao setor produtivo, a falta de segurança jurídica na atuação dos órgãos ambientais, o que restringe as possibilidades de investimentos produtivos, e a ameaça a determinados setores, como a pecuária e o florestal.

“Observamos setores tradicionais e que já foram pujantes, como a madeira, com várias empresas fechadas. A vinda do ministro ao Pará, muito esperada pelas entidades empresarias e pela própria Federação, nos mostra que os órgãos de meio ambiente possam dialogar de forma mais próxima a partir de agora”, disse José Conrado Santos.

Outro ponto reivindicado no documento foi o ressarcimento aos estados e municípios dos valores econômicos/financeiros subtraídos, inclusive de seu potencial econômico, presente e futuro, pela criação de unidades de conservação, sob qualquer rótulo.

discurso-meioambienteAlém disso, o documento também apontou que a energia da hidroelétrica de Belo Monte será 30% mais cara do ponto de vista de seus custos de capital, onerando assim a conta de luz dos brasileiros. Um dos motivos que levaram a esse custo, ponderam as entidades de classe, foi a diminuição do lago de acumulação de água, por pressão de ambientalistas, e a paralização da obra por mais de 400 dias por ações judiciais.

Em seu discurso na FIEPA, o Ministro disse que novas diretrizes facilitarão a viabilidade econômica de novos e atuais empreendimentos. “Sabemos que a questão ambiental melhorou muito no Brasil e a tecnologia trabalhou bastante a nosso favor. Agora queremos desburocratizar a lei, trazer mais segurança jurídica aos investimentos, mas sem facilitar ilegalidades. Vamos dispensar licenciamento para atividades agro-silvo-pastoril e apoiar este que é um dos setores mais sérios do país”, garantiu Sarney Filho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, participou do almoço e comemorou a aproximação com o Governo Federal. “Hoje realizamos uma reunião de alinhamento entre o Governador Simão Jatene e o Ministro Sarney e poderemos começar a caminhar próximos para manter ações de interesse conjunto, como o combate ao desmatamento e a retomada do setor madeireiro, que gera empregos para milhares de pessoas”, afirmou.

O Ministro José Sarney Filho esteve em Belém para uma extensa lista de ações que incluiu reunião com o Governo do Estado e inauguração do Centro Estadual de Monitoramento Ambiental, um sistema de fiscalização on-line que vai contribuir para a fiscalização ambiental em toda Amazônia. O compromisso na FIEPA foi acompanhado por parlamentares, membros do Governo e representantes de entidades de classe paraenses.

Follow us on Twitter

NewsLetter